CONDOR

OBSERVATORY FOR LONG-TERM STUDY AND MONITORING OF AZOREAN SEAMOUNT ECOSYSTEMS

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Português

Extensão da protecção do Condor

Print PDF
Condor3_ptO regime de protecção actualmente em vigor no banco Condor será estendido até 31 de Dezembro de 2014. Na sexta-feira passada, dia 16 de Março, representantes das autoridades locais, das associações de pescadores, e da Universidade dos Açores concordaram em prolongar a protecção do Condor, que está a decorrer desde o 1 de Junho de 2010, como decretado pela Portaria Regional nº48/2010 de 14 de maio de 2010. Foi decidido que será mantido o regime de protecção actual, que prevê a proibição da pesca demersal profissional e a permissão, sob pedido e concessão de uma licença, à pesca de atum e pesca grossa. As regras de acesso ao banco Condor tinham sido estabelecidas para permitir o desenvolvimento dum observatório científico submarino, sob a égide do projecto Condor. O projecto Condor acabou em Abril de 2011, mas outros projectos, alguns recém-financiados, continuam a trabalhar prioritariamente ou exclusivamente na área, graças ao seu estatuto de protecção. Este e outros motivos de ordem científica e de interesse para o sector das pescas, levaram ao acordo de extender a actual protecção. Esta decisão permitirá a continuação dos trabalhos de investigação que estão a decorrer no banco, destinados a aumentar o conhecimento científico acerca dos montes submarinos, e apoiar novas formas de gestão destes importantes recursos na região.
 

Bem vindo ao sítio do projecto CONDOR

Print PDF

 

logo-condor_128

O projecto CONDOR é um programa integrado de investigação e gestão de montes submarinos

logo-EEA-grants_128

Co-financiado pelo programa EEA Grants Financial Mechanism - Iceland, Liechtenstein and Norway

about_button_pt

outreachbutton_pt

sciencebutton_pt


Promotor do projecto:

logo_dop_128

 

Parcerias:

logo-ipimar

Logo-imr

 

> Contacte o Projecto CONDOR

 

O site desenvolver-se-á com o decorrer do projecto...
por isso continuem a visitar-nos!


 

Nota:

  • Para imprimir ou guardar um documento em formato pdf, clique nos ícons no canto superior direito de qualquer página.
  • Para aumentar ou diminuir o tamanho das letras para melhor visualização, clique no símbolo "A" próximo do campo da função de procura.
  • Este site está desenhado para browsers recentes.
    Por favor actualize o seu browser para beneficiar de todas as funcionalidades
 



Notícias

Encontro sobre o Banco Condor
condor_rovNo próximo sábado dia 22 de Março terá lugar na Fábrica da Baleia de Porto Pim, na Horta, um encontro sobre o banco Condor. Este monte submarino, situado a 17 km OSO da ilha de Faial, tornou-se em 2008 num observatório científico (uma área utilizada para investigação). Desde 2010 que estão em vigor restrições à pesca de fundo no local, para permitir o bom desenvolvimento das actividades científicas.
Read more...
 
Volume especial dedicado á investigação no monte submarino Condor

deepsearesearchA revista Deep Sea Research Part II – Topical Studies in Oceanography acabou de publicar o volume especial “An Integrated Approach for Studying Seamounts: CONDOR Observatory”, que resulta da compilação de vários trabalhos científicos realizados no monte submarino Condor. O volume, que inclui 18 artigos e contou  com as contribuições de mais de 50 cientistas n sua maioria do DOP/IMAR, foi editado por Eva Giacomello, Gui Menezes e Odd Aksel Bergstad.

Read more...
 
Reunião com os utilizadores do banco Condor
condor_workshop_3Decorreu no dia 29 de Março de 2011, na Horta, o workshop dos utilizadores do banco Condor. O workshop, organizado no âmbito do projecto Condor , pretendia reunir todos os utilizadores do banco Condor e a administração pública, para apresentar alguns dos resultados obtidos ao longo do projecto, e ouvir sugestões e opiniões sobre o projecto e a gestão futura do banco Condor
Read more...
 

Banner